Organização

10 Dicas para ser mais produtivo

Olá, leitores, tudo bem?

Na postagem de hoje vim trazer algumas dicas que aprendi ou estou aprendendo para ser mais produtiva.  A primeira coisa que temos que ter em mente é que ser produtivo não é a mesma coisa de estar sempre ocupado com uma atividade, mas sim aproveitar o tempo que você tem e até mesmo a energia que você tem. Como diz a escritora do Eu Organizado , Ana Carolina, é você colocar energia e tempo nas coisas que você gosta ou que precisa fazer. 

Baseado nos textos e livros que li selecionei algumas dicas ou métodos que estou usando nesse momento da minha vida.

1-      A técnica Pomodoro.

Já falei algumas vezes dessa técnica aqui no blog, e estou começando a aplicá-la em outras coisas além dos estudos. De forma bem resumida, nessa técnica você foca na atividade durante um determinado tempo, sem nenhuma distração e faz uma pequena pausa antes de começar novamente ou passar para outra atividade. Para saber mais sobre ela clique aqui.

2-      Se planejar na noite anterior

Para mim essa é uma que estou tendo dificuldade de cumprir. Já que tenho o costume de apenas planejar o dia na manhã seguinte, porém é muito melhor e até mais tranquilo fazer todo esse planejamento na noite anterior. Listar todos os seus compromissos e atividades, que precisa ou que você queira fazer no próximo dia faz com que você possa começar o próximo dia mais tranquilo e até mesmo ver se não precisa deixar algo já organizado com antecedência, por exemplo: deixar já separado um documento ou trabalho que deve ser levado no dia seguinte.  Além disso esse planejamento no dia anterior acaba motivando você acordar no outro dia.

3-      Beba água

Isso é dica para vida. Praticamente tudo que você pensar pode ser melhorado com água. Ela é vital pra vida e para ter uma boa saúde. Para ganhar tempo nesse grande benefício para vida recomendo que deixe um copo grande ou uma garrafa ao lado do local onde está trabalhando ou estudando, pois, além de ganhar tempo de não precisar levantar toda hora para beber água é um ótimo lembrete para bebê-la.

4-      Prazo

Algo que já tinha reparado desde a faculdade é que quando não tenho prazo para entregar determinada tarefa eu acabo enrolando para fazer ou deixando para muito em cima da hora. Então uma alternativa que eu encontrei foi me dar prazos. Às vezes até atividades ou trabalhos que tinham prazos eu dava outros prazos menores para fazê-los com antecedência e com calma. Muitas vezes ainda me pego deixando alguma atividade ou conteúdos para depois e até me esquecendo de fazer porque não tinha um prazo para terminar. Então mesmo que não tenha prazo você mesmo coloque um e se organize para cumprir. Isso é um compromisso consigo mesmo.

5-      Tenha um bom sono

Quando digo isso quero dizer que você precisa dormir bem, não necessariamente dormir muitas horas, mas ter um sono de qualidade. Tente relaxar para dormir, seja meditando, lendo e em muitos casos até ficando longe da televisão e do celular. Não costumo  ter dificuldade para dormir, mas quando vejo que estou com a mente muito agitada ou até sem sono, gosto de desligar tudo e colocar uma música bem leve e ir limpando a mente, quando vejo já estou no dia seguinte. E falando em dia seguinte, vamos para a próxima dica.

6-      Acorde cedo

Claro que são casos e casos, mas para mim quando acordo mais cedo eu sinto que o meu dia rende mais, fico mais disposta para cumprir as minhas tarefas.  Não estou dizendo para acordar uma ou duas horas mais cedo, mas às vezes acordar 10 minutos antes do horário que costuma acordar já dá para adiantar algumas coisas e sem perceber você começa a ganhar tempo durante o seu dia.

Confesso que ultimamente estava com dificuldade de acordar mais cedo, mas aos poucos estou voltando a rotina de acordar mais cedo e voltando a fazer uma rotina matinal .

7-      Tenha uma pausa

Como disse ser produtivo não é estar o tempo todo ocupado. Então tenha um momento de pausa, nem que seja para respirar. Isso mesmo, algo tão automático e simples pode fazer uma grande diferença.  Prestar atenção na respiração e respirar profundamente acaba fazendo você se acalmar, aliviar o estresse e ansiedade. Outra opção é fazer essa pausa dando uma pequena caminhada para se alongar e esticar as pernas ou apenas levantar e se alongar.

8-      Se for algo rápido faça logo

Tempo De, Plano, Negócios, Organizar, Organização

Muitas coisas e pequenas atividades aparecem para ser feitas ao longo do dia. Se for algo que vai levar menos de 10 minutos, o melhor é fazer logo, já que muitas vezes demora mais para anotar do que fazer logo. Lembrando que se for várias atividades rápidas elas acabam consumindo muito tempo juntas, então vá moderando ou até mesmo separando um tempo para fazer essas atividades.

9-      Tire o pijama

Meio engraçado falar isso, mas quando você fica em casa, seja trabalhando ou estudando é bem importante que não fique com pijama ou uma roupa que use para ficar em casa. Pois, quando você coloca uma roupa para trabalhar ou algo do tipo você estará dizendo para o seu cérebro que naquele momento é hora de trabalhar. Você pode até usar roupas de ficar em casa, mas separe umas como se fosse um uniforme para a hora de trabalhar.

10-   Ambiente adequado

Laptop, Computador, Escritório, Teclado Eletrônico

Um ambiente que esteja arejado, iluminado e organizado facilita muito na hora de estudar ou trabalhar. Seja para a mente ficar mais limpa ou achar as coisas que está precisando ou até mesmo não perder tempo achando um espaço no meio da bagunça. Contudo, em alguns casos mesmo o local estando em perfeita ordem não conseguimos focar no que estamos fazendo, uma boa dica é simplesmente mudar de local. Só de fazer essa mudança de lugar ou ambiente já faz uma diferença.

Gostaram das dicas? Quais dicas vocês usam? Deixem nos comentários.

Bjs e abraços,

E até amanhã,

Ana.

Imagens: Banco de imagens pessoais e pixabay

Estudante de concurso, formada em ecologia e que sempre vive no mundo dos livros

Deixe uma resposta