Vida de Concurseira

11- Resumo digital X Resumo a mão

Olá, querido leitor e querida leitora, tudo bem?

Já tem alguns meses que comecei a fazer resumos digitados no word. Na postagem hoje resolvi fazer uma comparação entre resumo digitado e o feito a mão.

Praticamente a minha vida toda fiz resumos a mão, e sempre senti que fixava melhor. Sempre gostei de usar muitas cores para dividir títulos, subtítulos e o corpo do texto. Escrevendo a mão, por ser um processo mais lento, eu sempre senti que me concentrava mais na matéria que estava escrevendo e fiz isso por muito tempo. Contudo, por sempre escrever muito e com muita força ao longo dos anos de escola e faculdade comecei a sentir muita dor no pulso. Fiz tratamento para melhorar, porém, esse ano eu intensifiquei mais os estudos e a dor volto. 

A solução que eu achei foi ir para o mundo digital. Continuei fazendo resumo, pois para mim ainda é a melhor maneira de estudar. Pesquisei na internet ideias para fazer um resumo bonito (sim, gosto de coisas bonitinhas) e comecei a fazer o resumo digitado. Não estou mais sentindo dores no pulso, e claro estou lembrando de tomar cuidado porque outros problemas podem surgir por conta da digitação. Além disso, percebi ser bem mais rápido fazer o resumo digitado do que a mão, mesmo fazendo alguns esquemas mais elaborados. Também fica visualmente mais bonito que a mão e muito melhor para revisar. Outra vantagem é que como está na nuvem posso acessar a qualquer momento. Apesar que esse último ponto para mim não uso muito, pois sinto necessidade de papel, então eu ainda prefiro imprimir. Sempre deixo a parte de trás em branco para acrescentar algumas anotações. Em contrapartida, eu tenho que me segurar muito para não fazer o famoso Crtl+C e Crtl+V, só quando vejo ser mais prático pegar uma imagem ou um esquema do próprio professor, ou mesmo da internet que agiliza os estudos e facilita a compreensão já que tenho vários conteúdos para estudar. Outra coisa negativa é que me distraio mais fácil fazendo os resumo digitado do que a mão, mas gradualmente estou tentando melhorar. 

Para os estudos para concurso eu estou amando fazer eles digitados e pretendo continuar, um conteúdo ou outro que vejo que vai ser mais fácil fazer logo na mão eu faço. Na parte de resumir eu ainda estou precisando melhorar, sempre acho tudo importante ou que vai cair na prova, mas estou tentando ser mais sucinta possível. Inclusive amanhã vai ter uma postagem no Instagram do blog com dicas para fazer um bom resumo não deixe de ir lá conferir. Também ficará salvo na minha pasta de estudos do Pinterest. Cursos separados ou outros assuntos que estudo uma vez ou outra ainda continuo escrevendo a mão, como não são coisas longas, não chegam a fazer doer o pulso. 

E você, querido leitor e querida leitora, como preferem fazer as anotações dos estudos? Já testou fazer resumos digitados ou mapas mentais? Ou você prefere o bom e velho papel e caneta?

Bjs e abraços,

Ana

Estudante de concurso, formada em ecologia e que sempre vive no mundo dos livros

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *