Meus textos

A Ecologia e eu

Olá, leitores, tudo bem?

Hoje, dia 05 de junho, é o Dia Mundial do Meio Ambiente e Dia da Ecologia.Tenho muito orgulho de dizer que sou uma Ecóloga e quase técnica em meio ambiente. 

Por conta dessa data tão especial resolvi trazer um pouco da minha história voltada para esse tema. Por mais que o blog seja voltado para livros, filmes, séries e um estudos, acho importante falar dessa outra parte da minha vida.

Desde pequena sou muito ligada à natureza, meus pais me criaram assim tanto por verem que isso era importante como pela religião. Somos franciscanos, vivemos o Evangelho seguindo os ensinamentos de São Francisco, e uma das coisas que ele ensinou é que todos os seres são iguais, somos todos irmãos, desde a pedra que pisamos ao Sol que clareia todos os nossos dias. Sendo eles nossos irmãos, temos que amar, cuidar e proteger. São Francisco dedicou sua vida a ensinar o amor e paz entre os homens e a natureza como um todo, e isso o tornou  patrono da Ecologia. Assim, fui crescendo com essa visão de mundo, sempre contemplando e fazendo o possível para proteger a natureza.

Cresci cada vez mais apaixonada por todo esse belo mundo, que infelizmente a cada dia é destruído de diversas formas. Até que visitando um parque percebi que queria fazer faculdade voltado para o estudo do meio ambiente, fosse biologia, engenharia ambiental ou florestal, não importava,  tinha que ser algo voltado para essa área. Queria saber mais sobre o assunto e poder trabalhar em algo ligado à esses temas. Assim conheci o curso de Ecologia, que de forma simplificada é o estudo das relações entre os organismos vivos e  seus ambientes. Em uma das minhas primeiras postagens contei como entrei na faculdade e um pouco de como foi essa minha experiência (clique aqui para ver -link). 

Por mais que eu ame a literatura, a escrita e tantas outras coisas não me vejo fazendo outro curso. Amo estudar o meio ambiente, pois é uma parte importante da minha vida e por conta desse amor e vontade de fazer algo nessa área que estudo para concursos da área ambiental. O que não é nada fácil. Confesso que tenho vontade de fazer mais textos voltados para esse tema, mas eu ainda não me sinto preparada pra isso. Tenho tantos focos diferentes nesse momento, que não acho que seja momento certo para trazer mais sobre o assunto para o blog. Num futuro, não muito distante, colocarei esse plano em prática, mas por agora eu faço o que posso, como coisas pequenas como separar o lixo, ou ter consciência mais sustentável na hora de comprar algo, mas que fazem toda diferença para o nosso planeta. 

Termino esse pequeno momento simplesmente Ana, onde divago e falo um pouco mais sobre mim,  sobre esse meu amor pela ecologia e pelo meio ambiente, onde abro um pouco mais do meu coração e da minha história para vocês, com o seguinte pensamento:  Vocês estão cuidando da nossa casa comum, desse nosso planeta em que vivemos e é tudo para nós? Não precisa ser muito, comece aos poucos, seja não descartando as máscaras em qualquer lugar, guardando o papel de balinha no bolso da calça ou até mesmo economizando um bem tão preciso como a água. 

Agora, queridos leitores, quero saber se gostaram desse momento Simplesmente Ana? Querem mais disso por aqui? O que vocês fazem para proteger a nossa grande casa Terra?

Bjs e abraços,

Ana.  

Estudante de concurso, formada em ecologia e que sempre vive no mundo dos livros

Deixe uma resposta