Amor & Livros,  Filmes e Série,  Jenna Evans Welch,  Livros,  Romance

Amor & Gelato – Livro X Filme

Amor & Gelato de Jenna Evans Welch se tornou um best-seller sendo publicado em mais de 20 países, e agora ganha uma adaptação pela Netflix com o filme de mesmo nome.

Eu sou do time que raramente compara adaptações com os livros, mas como li recentemente o livro e hoje é o lançamento do filme, resolvi fazer uma resenha dos dois juntos, fazendo essa comparação.

Em Amor & Gelato conhecemos a história de Lina que embarca em uma viagem para Itália como último pedido de sua mãe. No começo ela não está muito animada para conhecer a cidade, contudo começa a mudar de ideia quando recebe o diário de sua mãe. Esse diário traz toda a história que sua mãe viveu quando era mais nova na Itália, inclusive sobre um grande amor que viveu. Enquanto lê esse diário, Lina embarca na sua própria aventura para se encontrar e se interessa por dois lindos, e completamente diferentes, garotos.

Até aqui tanto o livro quanto o filme são similares, porém o resto da história é bem diferente, assim, resolvi contar o resto da história de forma separada e falando o que amei em cada um.

Sobre o Livro

Lina vai para Florença viver com o seu pai, Howard, que até pouco tempo se quer sabia da sua existência. Tudo que ela menos quer é viver longe de tudo que conheceu a vida toda e ir viver com um homem que nunca ouvira falar, para piorar, em um cemitério de soldados.

Apesar de estar lá apenas para cumprir a promessa e bolando planos de como escapar dessa nova vida, ela começa a mudar de ideia quando se envolve no mistério por trás das páginas do diário, que foi recebido de outra funcionária do cemitério. Lendo aos poucos o que sua mãe viveu, Lina embarca em um grande aventura por toda a cidade em busca de conhecer o passado de sua mãe, se encanta pela beleza e comidas da cidade e até mesmo por dois lindo e diferentes garotos, Ren e Thomas.

Minha opinião do livro

Eu não imaginei que iria gostar tanto desse livro, confesso que só estava na minha lista de leitura, primeiro porque era uma história que vários perfis literários estavam falando e segundo por conta do lançamento do filme.

O livro se mostrou um romance leve e gostoso de ler. Me diverti tanto acompanhando Lina descobrindo sobre o passado de sua mãe na Itália por meio do diário e em consequência, desvendando mais o sobre o seu próprio passado. Foi maravilhoso, ler o diário da mãe depois ver as aventuras e loucuras da filha vivendo nos mesmos lugares. Aos poucos fui me apaixonando pela escrita e história que estavam sendo contada ao longo das páginas, achei a leitura super rápida e quando vi, já estava acabando.

Outro ponto que gostei é que apesar de ter um certo triângulos amorosos, que geralmente detesto, ele não foi o foco da história. Até porque, o que Lina sente por um dos boys é um encantamento, ao meu ver. A história toda foca na em Lina descobrindo Florença pelos olhos da mãe enquanto ela vivia uma história de amor e durante essa busca ela descobre mais sobre si mesma e como lidar com a recente perda da mãe.

Eu me diverti tanto lendo e descobrindo Florença com dois jovens buscando respostas em cima de uma scooter. Fique desejando saborear tantas delícias que eles comeram e até mesmo fotografar tão belas paisagens descritas. Agora o que me resta é marcar um voo para Itália assim que der (não custa sonhar), e voltar a escrever diários já que nunca se sabe quando iremos viver a maior aventura de nossas vidas.

Sobre o filme

Como disse anteriormente sobre o filme, apesar de ter uma base parecida sobre a Lina, o resto tudo muda.

Lina vai para Roma cumprir a promessa de sua mãe e fazer uma viagem de formatura. Para ajudá-la nessa aventura de conhecer a cidade, Lina conta com Francesca, a melhor amiga de juventude de sua mãe. Lá ela conhece Howard, o primo de Francesca que também conheceu sua mãe quando ela viveu por lá e parece sempre estar guardando algo dela.

Assim como no livro, Lina recebe o diário de sua mãe que conta toda a sua vida na Itália, contudo, recebe ele de Francesca. Enquanto lê o diário, Lina é incentivada a viver intensamente a vida em Roma, saindo em encontros com Thomas, um belo e rico italiano que se interessa por ela.

Porém, assim como se encanta rápido por Thomas, logo ele demonstra ser um cara bem diferente do que diz. No meio da confusão de entender esses sentimentos por Thomas e todas as aventuras que ele a faz viver, ela também conhece Lorenzo, um fofo rapaz que a apresenta ao maravilhoso mundo da culinária Italiana. Para piorar tudo, Lina começa a busca por entender quem é o misterioso homem que sua mãe se apaixonou e provavelmente é o seu pai.

Minha Opinião sobre o filme

Considerando apenas o filme sem comparar muito com o livro, é bom. É divertido ver todas as trapalhadas de Lina e apaixonante todo o cenário da história. Aquele filme de sessão da tarde, ótimo para ver com um bom balde de pipocas e que quando acaba, você chega a suspirar e até se sentir inspirada na busca por se encontrar.

Adorei a Francesca louca e divertida e mais ainda, a melhor amiga de Lina, Addie, essas duas são um furacão e seria adorável ter às duas por perto. E o que falar dos cenários de Roma? Apaixonante num nível que deu vontade de pegar um avião e ir eu mesma fazer fotos e claro, experimentar as maravilhas culinárias.

Por fim…

… esse filme foi realmente uma grande adaptação, tem tantas diferenças que a postagem ficou enorme e não falei nem a metade do que eu gostaria de falar. Acho que de similar mesmo só os nomes dos personagens, a morte da mãe de Lina e algumas características dos personagens, porque de resto, está completamente diferente. Se fosse para eu escolher a melhor história, fico com a do livro, que me fez apaixonar muito mais e ter aquela vontade de saber mais sobre Lina. Já o filme, talvez por estar com o livro na cabeça, não me deu tanta vontade de guardar na minha lista de favoritos na vida, é o tipo de filme que vemos uma vez e está ótimo.

E você, querido leitor e querida leitora, já leu e/ou viu Amor & Gelato?

Bjs e abraços,

Ana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.