Vida de Concurseira

Ciclo de Estudos

Olá, querido leitor e querida leitora, tudo bem?

Hoje vim falar sobre como organizo meus horários de estudo.

Como fico o dia todo em casa é de se imaginar que tenho o dia todo para estudar, contudo, não é bem assim. Acabo tendo responsabilidades da casa, atualmente também o curso técnico, trabalho voluntario, um milhão de projetos que invento e sempre aparece algumas interrupções.  O que dificultava muito eu montar uma grade de horários para cada coisa da minha vida. Inclusive, recentemente tentei usar a grade de horários, até pagando uma pessoa especialista em montar essa forma de organização, no fim de um mês eu estava detestando. Principalmente, porque surgiam varias coisas que me atrapalhavam a cumprir o horário e muitas matérias acabavam ficando sem estudar.

A solução foi voltar para o Ciclo de estudo

O ciclo de estudo é um método bem flexível que vai se adaptando a sua rotina. Ou seja, você não tem uma matéria específica para cada dia e horário, mas sim um ciclo de matérias que vão sendo estudas uma atrás da outra. Caso não consiga estudar no dia ou na hora que planejou determinada matéria você não fica sem estudá-la.

Para ficar mais fácil de entender, vou exemplificar como eu faço. Eu tenho 4 horas para estudar na segunda, então vou estudar 4 horas do meu ciclo, no dia seguinte surge um imprevisto e acabo tendo só 3 horas, nessas horas eu só continuo o ciclo de onde parei e assim por diante.

Além disso, outra vantagem do ciclo de estudo é que você consegue ver maior progresso nos estudos e, ao mesmo tempo, não fica tanto tempo sem ver uma matéria. No meu ciclo atual eu tenho 9 matérias, onde a hora minima de estudos é 1 hora e a máxima é 2 horas e 30 minutos, dando um total de 15 horas.

Para definir a quantidade de horas de cada matéria eu fui analisando minha dificuldade e o quanto já estudei ou sei da matéria. Tem alguns sites que apresentam maneiras diferentes de calcular o peso e o tempo para cada matéria, aí vai de como você preferir.

Quando comecei a usar o Ciclo de Estudos eu usava só para 4 matérias e fui aumentado a quantidade ou eliminando as matérias que já estudei tudo, sempre que acho necessário eu reviso o ciclo e vou mudando o que vejo que não está mais dando certo.

Como vocês estudam? Já conhecem esse método?

Se quiserem saber tem alguns links que me ajudaram muito a montar meu ciclo.

Método de estudo

Esquemaria

Bjs e abraços,

Ana. 

Postagem atualizada, dia 11 de setembro de 2020

Estudante de concurso, formada em ecologia e que sempre vive no mundo dos livros

1 Comment

Deixe uma resposta