Livros

Como fazer seu próprio marcador de página usando o Canva

Olá, querido leitor e querida leitora, tudo bem?

Acredito que todo leitor ama um marcador de  página.Pessoalmente sempre fui apaixonada e tenho até uma pequena coleção. Mesmo tendo o suficiente para marcar os livros que estou lendo, eu nunca acho que eles são demais, ainda mais se for algo personalizado. Assim hoje vou ensinar como fazer um marcador de páginas personalizadas usando a plataforma Canva.

Se você não conhece o Canva ele é uma plataforma de design gráfico gratuito e online. Dá para usar ele tanto no computador quanto no celular. Ele é super simples de usar e consegue fazer diversas mídias dele. Desde postagens no Instagram a marca páginas.

A uns anos atrás eu cheguei a fazer marca página usando o Word, mas a vantagem do Canva que além de já vim no tamanho padrão ele também tem vários modelos disponíveis.  

1º Passo: Buscar o marcado

Para encontrar o modelo do marcador de página é só procurar no campo de pesquisa que ele já sugere algumas ideias.

Obs: O tamanho desse modelo é 5,08 cm X 15,24 cm. 

2º Passo: Escolher o modelo

Assim que você busca ele já mostra vários modelos que ele tem disponível para você baixar ou até mesmo usar como base para o seu. Como quero construir do zero vou clicar em criar um em branco 

3º Passo: Entendendo o básico da plataforma

Aqui vou explicar um pouco das ferramentas que geralmente uso no Canva

4º Passo: Criando o marcador de página

Aqui vai a sua criatividade e o que você quer no seu marcador de página. 

Eu fiz 3 modelos. 

1º usando só elementos do Canva com uma frase de Harry Potter que eu sou apaixonada. Aqui usei tudo que ele disponibiliza de forma gratuita e todo em preto e Branco

2º  fiz usando uma imagem do filme Como treinar o seu Dragão 3. Eu sou apaixonada por essa trilogia de filmes e principalmente pelo Banguela. Neste foi bem simples, só pesquisei uma imagem como fundo de tela e fiz upload no canva. Lembrando que muitas imagens têm direitos autorais e que as imagens têm que ter uma qualidade alta (sofri para conseguir imprimir). Essa imagem baixei no Animes Online

O que mais dá para fazer é marcador de página usando fundo de tela que acha no Pinterest, primeira vez que eu fiz foi só usando imagens de lá

3º Eu adaptei um modelo pronto do próprio Canva. Achei muito fofo esse modelo livro e café. Primeiro eu mudei para o português como as imagens são da versão paga do canva eu procurei na internet alguma imagem do copo de café. Achei lindo essa imagem da xícara com os livros que encontrei no pngtree. O Segundo fiz também usando modelo pronto do Canva e só mudei o relógio de um pago para gratuito.

Terminando de montar os modelos é só clicar em baixar e escolher o formato do arquivo. Eu quis baixar em PNG para que eu possa imprimir ele maior.

5º Passo: Impressão

Se você não tem uma impressora em casa, a opção é mandar imprimir em uma gráfica. 

Pesquisando na internet vi que um dos papéis indicados para impressão do marcador de página é o couchê 250g, papel supremo e até mesmo o fotográfico. 

Como eu inventei de fazer as coisas do nada e não tinha nem um desses papéis aqui em casa, usei o papel mais grosso que eu tinha o da Chanson 140g/m². 

Outra opção, que eu já fiz e deu certo, é imprimir no papel ofício (a folha branca normal) e depois colei num papelão (fiz a imagem para os dois lados) e por fim passei fita crepe grossa (era para ser papel contact). Esse foi completamente improvisado. 

A uns anos atrás eu também resolvi fazer os marcadores plastificados. Imprimi no papel ofício e plastifiquei em casa usando o ferro de passar. Você encontra esse plástico para plastificação na internet ou em papelarias. Existe uma máquina própria para fazer isso, mas como brasileiro dá jeitinho para tudo, dá para fazer usando o ferro de passar. Se quiser ver esse vídeo no YouTube ensina como fazer.

Essa foi uma das postagens mais longas aqui do blog, mas eu tentei deixar do jeito mais explicado possível de como eu fiz os meus marcadores personalizados. 

E você, querido leitor e querida leitora, o que achou dos meus marcadores? Querem ver mais ideias de como fazer seus próprios marcadores? 

Bjs e abraços,

Ana

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.