Vida de Concurseira

Como manter o foco nos estudos

Olá, galera, tudo bem?

Ultimamente a minha principal dificuldade é conseguir manter o foco nos estudos, assim comecei a pesquisar outras ideias além das que eu já estava usando. Resolvi compartilhar as dicas e ideias com vocês.

A primeira e a que mais estou usando ultimamente é o:

Método pomodoro

Resultado de imagem para técnica pomodoro

Esse método estabelece que divida suas horas de estudo em tempos menores e com intervalos de descanso.  Desse modo você se concentrar no que está fazendo por aquele tempo e pare para descansar antes mesmo que perca seu foco. Por exemplo você se dedica 25 minutos para estudar a matéria e depois descansa 5 minutos.  De forma resumida é isso, posso trazer depois esse método mais detalhado em outra postagem. Para mim o tempo de 30 minutos focada e 5 minutos de descanso funcionam bem, mas nem em todas a matérias.

Intercalar as disciplinas

Essa simples troca entre as disciplinas já faz uma bela diferença, dessa forma não se cansa de estudar um determinada matéria. Esse método ajuda principalmente quando é uma matéria chata ou pesada no conteúdo. Também é interessante intercalar na maneira que está estudando. Não ficar apenas vendo vídeo-aulas ou lendo livros e PDF, intercale isso com resolução de exercícios. Essa troca acaba fazendo com que você não se canse tão rápido e consiga focar melhor no que está estudando.

Determinar horários

Junto com o método de controlar o tempo de estudo de cada matéria é interessante também determinar os horários que irá estudar. Assim você sabe que precisa estar estudando naquele determinado horário e que terá tempo para lazer em outro momento. Contudo, é interessante você ser flexível nesse horário, imprevistos podem acontecer e nesse caso é onde entra outro método que já falei aqui no blog o Ciclo de Estudos. No entanto ser flexível não quer dizer que tenha que parar de estudar ou deixar para depois por qualquer motivo, tem quer ser exceções, e bem avaliadas.

 Organizar o ambiente de estudos

Laptop, Computador, Escritório, Teclado Eletrônico

Uma coisa que às vezes não percebemos e que pode estar nos tirando o foco dos estudos é a bagunça do nosso local de estudos. Às vezes você perde o foco porque simplesmente não consegue achar o marcador de texto. Além de perder tempo procurando o material acaba perdendo foco no que está estudando. Então o ideal é deixar o ambiente de estudo organizado, limpo e além disso, deixar separado o que vai usar para estudar. Manter a escrivaninha organizada é meio difícil para mim, por mais que ame organização tem horas que acabo deixando tudo espalhado pela mesa. E falando em separar o que tem para estudar vamos entrar em outra dica que é:

Criar um ritual para começar a estudar

Janela, Mulher, Manhã, Menina, Alongamento

Criar uma sequência de tarefas antes de começar a estudar, acaba fazendo você entrar no “clima” para estudar. No meu caso a dica anterior de separar os materiais e organizar o local de estudo entra como um ritual para começar a estudar. É como seu eu tivesse dizendo para meu cérebro: “agora vamos estudar”, do mesmo modo que como você vai dormir você tem o ritual de vestir um pijama, escovar os dentes e desligar a luz e seu cérebro sabe que está na hora de ir se “desligando”.

Outra coisa que faço antes de estudar é fazer um alongamento, nem sempre lembro, principalmente para mãos e punhos, isso é importante para evitar uma futura lesão, já que você vai acabar usando muito eles na hora de estudar.  No meu caso eu já tenho essa lesão por movimentos repetitivos (LER), e o alongamento serve para aliviar a dor e não lesionar mais ainda.

 Escrever à mão

Escrito, Escrever, Pessoa, Papelada, Papel, Notebook

Essa é a dica que sempre usei, já que percebi que a melhor maneira de focar no que estou pensando ou estudando é escrevendo e de preferência a mão.  Eu presto mais atenção quando escrevo e até lembro com mais facilidade depois. Isso foi um dos motivos que acabei tendo LER e já cheguei a tentar digitar durante uma aula e percebi que até copiava mais coisas digitando, porém não registrava tanto a matéria.

Anotar pensamentos aleatórios

Explicando melhor, as vezes enquanto estuda ou está tentando focar em algo que esteja fazendo, alguns pensamentos ou lembrança de alguma tarefa por fazer acaba surgindo em sua mente. Isso acaba distraindo do que está fazendo, como um pequeno spam que surge na tela do computador. Uma boa maneira de não esquecer esse pensamento e ao mesmo tempo deixar para pensar nele em uma hora mais propícia é anotar ele em algum lugar. Assim o pensamento estará seguro e você não pensará nele até a hora que estiver livre para isso.

Controlar o tempo nas redes sociais

Notebook, Recepção, Trabalho, Escritório, Negócios

Tenha controle do tempo que gasta nas redes sociais, muitas vezes vamos apenas dar uma simples olhadinha em uma foto e acabamos passando horas e mais horas olhando fotos e outros conteúdos que vão surgindo na tela. Uma dica é ou colocar um timer com o tempo que vai ficar usando ou até mesmo baixar um aplicativo que irá controlar esse tempo.

Bem essas foram algumas dicas que peguei e estou colocando em prática. Não posso dizer que são infalíveis ou que servem para todos. Cada pessoa tem que ver o que se encaixa melhor para si, para o seu modo de vida e para a sua atual situação de estudos.

Espero que tenham gostado. Conhecem ou usam outras dicas? Deixem nos comentários.

Bjs e abraços,

Ana.

Imagens: Internet e arquivo pessoal

Estudante de concurso, formada em ecologia e que sempre vive no mundo dos livros

Deixe uma resposta