Ferramentas,  Organização

Como usar a agenda do Google

Na semana passada postei aqui no blog dando algumas dicas de como usar agenda, também citei que a agenda que uso no momento e da do Google. Assim, a postagem de hoje vim trazer algumas de suas ferramentas básicas.

A agenda do Google é um aplicativo gratuito e multiplataformas, servindo tanto como um calendário como agenda. Nela você pode, de maneira fácil e intuitiva, adicionar seus compromissos, lembretes e até mesmo compartilhar isso com outros usuários.

Já faz tantos anos que uso ela, que nem lembro exatamente quando comecei a usar. Também já testei outros tipos de agenda, como agenda de papel e o Bullet Journal, mas sempre acabo voltando para ele. Para mim a principal vantagem é que ele está sempre a mão, seja no celular, computador ou tablet. Basta eu conectar o meu gmail e tenho acesso a todos os meus compromissos. Outra vantagem que amo é que ele oferece todas as funções de forma gratuita, por mais que eu ame um item de papelaria, cada vez mais as agendas são caras e nem sempre são tão funcionais para mim.

Visão Geral

Assim que você entra ele irá mostrar uma visão do mês atual, e como qualquer calendário, ele mostra os dias da semana e as datas. Nas configurações da para fazer diversas alterações, como mudar que dia começa a semana, fuso horário e até mesmo calendários alternativos como Hebraico ou Coreano.

Na parte esquerda temos o botão de criar eventos ou tarefas, ver o calendário simplificado e suas agendas. Dá para criar diversas agendas na mesma conta, inclusive agenda compartilhada com outras pessoas, por exemplo, tenho uma agenda compartilhada com meu marido. Mais embaixo tem outras agendas que você pode adicionar agendas prontas com os feriados, fases da lua e esportes.

Além dessa visualização por mês também pode escolher visualizar apenas o dia, a semana, o ano todo até personalizar para ver apenas 3 dias ou mais e programação irá mostrar todos os eventos salvos em sua agenda.

Eventos

Para criar um evento você pode clicar tanto no botão criar como clicar na data específica do evento. Irá abrir uma janela onde poderá adicionar o evento, assim como o horário e se o evento irá se repetir (diariamente, semanalmente, uma vez ao mês). Além disso, você tem como compartilhar esse evento com outro usuário, link da Google meet, localização do Google maps, descrição e informações da tarefa. Ao clicar no botão mais opções dá para editar mais informações desse evento como adicionar notificação, se você esta livre ou ocupado, as permissões dos convidados e caso sua agenda esteja cheia encontrar o horário livre.

Tarefas

Ao clicar em tarefa a janela será mais simples que a de um evento, tendo em similar, titulo, horário e descrição. Além disso, você pode escolher qual lista irá essa tarefa. Para ver todas as tarefas que estão listadas na sua agenda só clicar na aba do lado direito tem o ícone que irá abrir todas as tarefas.

Lembretes

Outra função disponível é a de criação de lembretes. Também podendo colocar horário específico para ser lembrado ou para o dia inteiro e ainda se é algo que se repete ou não.

Agendamento de Horários

E por último temos o algo que foi criado recentemente o agendamento de horários ligado ao Google Workspace. Onde você cria uma página de agendamento, e as pessoas podem ver qual horário você tem disponível e reservar esse horário.

Essas são algumas ferramentas básicas para entender o funcionamento da agenda e já começar a usar. Na aba direita tem outros ícones com outras ferramentas sincronizadas com Google Agenda como: Keep, bloco de notas; Tarefas; Contatos; Maps; e ainda podendo adicionar mais outras dezenas.

E você, querido leitor e querida leitora, já usou a agenda do Google? Alguma dúvida?

bjs e abraços,

Ana

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.