Organização

Cronograma de limpeza da casa

Uma das maiores dificuldades atualmente é conseguirmos dar conta de tudo que temos e queremos fazer. É nesses momentos que a organização entra como maior aliado para termos uma vida mais produtiva, sem surtar no processo. Uma das coisas a fica sob a nossa responsabilidade e muitas vezes fica de lado e a limpeza da casa.

Isso fica ainda pior quando não podemos pagar para alguém fazer isso e acaba ainda mais nos sobrecarregando, principalmente nós mulheres. Na maioria das vezes com a correria do nosso dia a dia, acabamos deixando a limpeza para um único dia, geralmente no fim de semana. O dia que seria para ser um dia de descansar da semana que tivemos acaba se tornando mais um dia de trabalho.

Caso você, querido leitor e querida leitora, se encontre nessa situação, assim como eu, essa postagem é para você. Imagina poder chegar no fim de semana e ter apenas o mínimo para fazer de limpeza? Poder descasar e curtir sem culpa e, ao mesmo tempo, ter sua casa limpa? Isso não é impossível e na postagem de hoje vim trazer dicas de como montar um cronograma de limpeza que irá facilitar a sua rotina.

O que é um cronograma de limpeza?

Um cronograma de limpeza é nada mais do que uma divisão das tarefas nos dias da semana. Assim dividindo um grande trabalho em tarefas menores, não nos sobrecarregamos para fazer tudo em um dia, mantemos a limpeza por mais tempo e evitamos a tão temida procrastinação. Entendendo as vantagens que isso pode trazer para sua vida, vamos entender como montar um cronograma de limpeza.

Como montar um cronograma de limpeza?

Assim como todos, somos diferentes, nossas rotinas e casa também são e em consequência o cronograma de limpeza também pode ser diferente. Por isso, irei explicar como você pode montar o seu próprio cronograma. Mas calma, se você quiser usar um pronto e apenas adaptar a sua realidade também dá, assim como nossas rotinas diferem, elas também podem ter muito em comum e pensando nisso, no final dessa postagem, vou trazer o meu cronograma para você poder baixar e usar em sua rotina.

1º Passo: Fazer uma checklist de todas as tarefas

Não dá para montar um cronograma se você não sabe por onde começar ou o mais importante o que precisa ser feito. Para facilitar mais ainda esse processo de levantamento do que precisa ser feito eu dividi a lista por cômodo.

2º Passo: Definir a frequência para cada tarefa

Com a lista do que precisa fazer em mãos agora você precisa definir com que frequência ela deve ser feita. Vá em cada item e análise se é algo que precisa ser feito diariamente, uma vez por semana, a cada 15 dias, uma vez ao mês ou até mesmo a cada 6 meses. Isso porque tem coisas que não precisam ser feitas com tanta regularidade que outras, por exemplo: lavar a louça é algo que precisa ser feito diariamente para manter uma ordem na cozinha, você não quer precisar de um copo e ver que todos estão sujos. Já limpar o lustre ou as cortinas da casa pode ser algo feito a cada 6 meses.

3º Passo: Definir quando essas tarefas serão feitas

Com tudo organizado, você já tem em mãos o que precisar se feito, assim como a frequência, então vamos efetivamente montar o cronograma. O cronograma deve refletir tanto a sua rotina, como a suas prioridades e energia para fazer aquilo. Você pode tanto dividir essas tarefas para fazer ao longo da semana, caso sua rotina seja mais corrida e você tenha apenas uma hora ou 30 minutos para se dedicar a isso ou pode ser que você goste e tenha mais tempo para se dedicar as tarefas e possa dividir a limpeza da semana um cômodo por dia.

Exemplos de cronograma de limpeza

Para ficar mais fácil de entender todo esse processo vou mostrar como fiz aqui para casa a montagem do cronograma. Como disse anteriormente, você pode usar e adaptar para sua casa. Também estou deixando disponível um material em PDF para você preencher e montar o seu cronograma caso preferir.

Quando escrevo limpar vaso e pia, é apenas passar um pano com desinfetante neles e jogar desinfetante no vaso para durar aos tempo a limpeza mais pesada que faço quando eu lavo ele.

Listei todas as tarefas que vi que preciso fazer aqui em casa e marquei a frequência que para mim e suficiente para limpar. Não quer dizer que necessária mente sempre voou limpar nessa frequência já que dependendo da época do ano e até mesmo de outros fatores pode alterar. A lista e até mesmo o cronograma é mais um guia para não me esquecer, muitas das coisas eu limpo quando vejo que está sujo. Em seguida montei esse cronograma:

Se quiser os arquivos para imprimir tenho eles em branco para você preencher aqui

E você, querido leitor e querida leitora, dividem as tarefas ao longo da semana ou fazem tudo em único dia?

Bjs e abraços,

Ana

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.