Dicas

Curiosidade sobre o Halloween

Olá, galera, tudo bom?
Hoje é Halloween, uma festa que estamos acostumados a ver nos filmes americanos, também comemorada no Brasil como tema de festas. Nesse clima resolvi trazer a postagem extra sobre algumas curiosidades que descobri pela internet.

Primeira: Origem

Algo que eu não tinha ideia é que essa festa teve origem na Irlanda e começou por volta de 4 mil anos antes de cristo. Era uma celebração celta chamada “Samhains”, que significava fim do verão. Em alguns sites dizem que se acreditava que no dia 31 de outubro a passagem entre o mundo dos vivos e mortos estava aberta, e para afastar as almas malignas se usava máscaras.

Segunda: Origem do nome Halloween

Segundo as minhas pesquisas. O nome tem origem cristã, ele vem da expressão “All Hallow’s Eve”, que significava noite anterior aos Dia de todos os Santos. Foi evoluindo até chegar a “Hallowe’en”.

Terceira: As lanternas de abóbora

Imagem relacionada

Pelo que eu entendi, tudo surgiu por uma lenda chamada “Jack O’Lantern” (Jack da lanterna). Que era um fazendeiro ou ferreiro que enganava o diabo, assim quando morreu ele foi condenado a ficar andando com um pequeno pedaço de brasa. Jack colocou essa brasa dentro de um nabo esculpido para ser usado como uma lanterna e assim vagar por aí. Com o passar do tempo foram esculpindo as caras e expressões para espantar espíritos malignos, e chegou na forma de abóbora quando essa festa chegou aos Estados Unidos e foi se misturando a cultura local.

Quarta: Gostosuras ou travessuras

Eu vi duas versões da origem dessa expressão. Uma diz que surgiu com os celtas, onde crianças pediam comida para dar a uma deusa e assim apaziguar seu espírito. Quem não ajudava acabava sofrendo pelas travessuras da deusa. E assim foi evoluindo até que as próprias crianças começaram a fazer as travessuras.
Outra versão diz que tem origem na época medieval onde as pessoas pediam comida nessa época em troca de músicas ou orações.

Quinta: Dia das bruxas

Começou a ser chamado assim pela igreja católica pois considerava essa uma festa pagã e proibida.

Sexta: Halloween 365 dias

Resultado de imagem para gif halloween fantasias

Em Salém pode se dizer que é Halloween todos os dias do ano. Isso porque muitos Wiccas se mudaram para lá e usam no dia a dia roupas tradicionais de bruxas. Além disso tem vários lugares assustadores, museus e quanto mais perto do dia mais pessoas fantasiadas aparecem e mais temática fica a cidade.

Sétima: Samhainophobia

Se você tem muito medo de Halloween, ou melhor, sente pavor. Você pode ter Samhainophobia, que nada mais é que a fobia a esse dia.

Oitava: Lua Cheia

Por mais que nos filmes mostrem uma lua cheia nessa data, é algo extremamente raro. A última foi em 2001 e a próxima será em 2020 (está perto).

Essa são algumas das curiosidades que achei mais interessantes sobre esse dia. Já conheciam alguma? Ou conhecem outras? Deixem nos comentários.

Resultado de imagem para gif halloween


Bjs e abraços,
Ana

Fontes: 
BBC 
E-dublin 
EF intercambio 
Mistérios do mundo




Estudante de concurso, formada em ecologia e que sempre vive no mundo dos livros

2 Comments

  1. Nossa que curioso, não sabia sobre a lua cheia! Quero aproveitar para elogiar todo o design do seu blog, está magnifico. Parabéns peloo trabalho, sou sua fan <3

Deixe uma resposta