Meus textos,  Organização

Destralhando meu guarda-roupa

Olá, querido leitor e querida leitora, tudo bem?

Primeiro mês do ano acabando e janeiro é um mês que acabo aparando algumas pontas de organização e planejamento para o ano. Para pôr tudo em ordem esse mês eu resolvi tentar dar uma destralhada no meu guarda-roupa. Tento fazer uma limpa nele a cada 6 meses ou quando sinto necessidade, mas confesso que tenho bastante dificuldade de me desapegar das roupas. Porém, toda vez que faço esse limpa tento me livrar de um pouco e ver o que tenho. 

Para facilitar esse trabalho, uso a dica que aprendi no curso Se Enxerga, de pegar todas as minhas roupas, separo as que precisam de concerto e as outras eu separo em três pilhas: amo e uso; amo e não uso; não uso e não amo.

Todas as que estão na pilha que “não uso e não amo” vão direto para doação

As que estão em “amo e não uso” depois gosto de dar uma olhada com mais calma, para ver o motivo para não estar usando elas, se elas ainda servem, combinam com meu estilo e se elas combinam com as demais peças do meu guarda-roupa.

As que “amor e uso” geralmente eu já volto direto para o guarda-roupa. 

Depois tento organizar elas de uma forma que fique melhor para mim, gosto de pôr a maior parte nos cabides, as calças, shorts e algumas saias ficam dobradas e as minhas camisetas vão para gaveta. Quando estou muito inspirada organizo em escala de cores, mas na maioria das vezes só coloco as cores juntas para ter uma ordem visualmente. 

Basicamente é isso, sim, ainda ficou bastante roupa, mas dês de que comecei a destralhar a dois anos  já diminui bastante e a cada vez quero diminuir mais e montar aos poucos um armário cápsula. Sempre amo fazer esse limpa para poder ver o que tenho e isso até me animou a voltar a montar os looks diariamente. Também o bom de arrumar é que facilita bastante na hora de encontrar as peças que preciso para montar looks.

Outra coisa que facilita bastante montar looks de forma rápida é montar um book look, uma pasta com várias ideias de looks, principalmente com as roupas que amo, mas não uso. É ótimo para ter ideias de looks como também facilitar quando preciso de algo mais específico. Além disso, também é ótimo para ver se essas roupas que não estou usando estão combinando com o restante do meu guarda-roupa e se não seria melhor passar para frente em vez de ocupar um espaço no guarda-roupa com algo que não uso. 

E você, querido leitor e querida leitora, como organiza o seu guarda-roupa? Costumam destralhar ele com que regularidade? O que fazem com a roupa, doam, vendem? Querem ver como monto meus looks e como faço o meu book look?

Bjs e abraços,

Ana. 

Estudante de concurso, formada em ecologia e que sempre vive no mundo dos livros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *