Fotografia

Dicas de fotografia para celular

Olá, galera, tudo bom?

Iniciando mais um ano e vamos começar o ano com o pé direito. Já que sou apaixonada por fotografia e fico horas e horas pensando em como fazer fotos melhores resolvi trazer algumas dicas. Ainda não sou profissional, mas como sempre fico pesquisando sobre fotos resolvi trazer algumas que aprendi e uso para fazer fotos com o celular.

Primeira dica: Limpe a lente

Por incrível que pareça muitas vezes esquecemos desse pequeno detalhe, mas que faz grande diferença. A sujeira atrapalha o foco da câmera e deixa toda a imagem embaçada. Use um pano para lentes ou algum tecido ou papel absorvente para limpar.

Segunda dica: Usar as grades

Nas configurações dá para acrescentar as grades elas podem auxiliar na hora de fotografar. Onde cada linha da grade se cruza são os pontos ideias para as fotos, são onde nossos olhos fixam mais atenção. O ideal é colocar o objeto da foto nesses pontos.

Terceira dica: Uso da luz

A luz também é um fator bem importante. Tento usar o máximo da luz natural para fazer fotos. Sempre observando se objeto ou a pessoa da foto não está na sombra e a foto fique escura. Mas é bom lembrar luz demais também atrapalha, a câmera não irá conseguir criar os contrastes. Tem horário mais adequados para as fotos como perto do nascer do sol e no pôr do sol, sempre evitando fotos quando o sol está mais alto.

Quarta dica: Não use o zoom

Isso depende do celular, mas a maioria dos celulares a foto fica com péssima nitidez quando se dá zoom. O zoom só vai “cortar” uma parte da foto, o melhor e chegar mais perto do que você está fotografando.

Quinta dica: Observe o cenário

Algo que as vezes não prestamos atenção é o cenário por trás das fotos. Você não pode apenas prestar atenção no objeto ou na pessoa da foto, mas também tudo ao redor dessa foto. Uma lata de lixo, uma pessoa interferindo, ou qualquer coisa que não compõem adequadamente a sua foto.

Sexta dica: Foco

Importante para deixar a foto nítida, deixe a câmera do celular focar ou clique para que ela foque, se perde muitas fotos por um simples detalhe. Outra coisa e brincar com o foco da câmera, deixar algo mais em foco e outras partes embaçadas, dando destaque para apenas o que quer.

Sétima dica: Mude o ângulo

Uma coisa que amo fazer e testar vários ângulos da mesma foto e pensar diferentes maneiras de tirar uma mesma foto. Seja me afastando ou me aproximando, por baixo ou por cima, mudar os lados e por aí vai. Fico testando até achar algo que combine.

Oitava dica: Use o HDR

A maioria dos celulares vem com essa função. Essa função irá tirar três fotos com diferentes níveis de exposição combinando os melhores aspectos da foto resultando assim em uma foto de maior qualidade e definição. Ela demora um pouco mais que as fotos normais, mas vale a pena pela sua qualidade.

Nona dica: Praticar

Meio obvio, mas não custa lembrar que apenas praticando que você irá fazer fotos realmente incríveis. Apenas com a pratica você vai treinar o seu olhar para fotos e a composição. Eu tiro dezenas de fotos para uma ou outra realmente ficarem boas. Isso também foi um dos motivos de fazer o desafio dos 365 dias tirando foto, praticar todo dia.

Decima dica: Edição

Última dica é para depois de tirar as fotos. Isso pode finalizar com chave de ouro para sua foto, cortar uma foto para focar algo mais especifico, um filtro que destacará mais um ponto da foto ou a cor ou até mesmo a composição dela. Hoje existem dezenas de app para isso, o que mais amo usar e o Lightroom CC, dá para fazer coisas incríveis com ele.

Gostaram das dicas? Vocês têm outras dicas para me dar? Deixem nos comentários e até a próxima postagem

Fotos: Pixbay

Estudante de concurso, formada em ecologia e que sempre vive no mundo dos livros

Deixe uma resposta