Meus textos / Vida de Concurseira

Dicas para se animar a estudar

Olá, querido leitor, tudo bem?

Recentemente andei bem desanimada para estudar.  Mulheres que estão lendo isso vão entender que tem momentos todo mês que bate aquele desânimo, estresse e vontade de só ficar na cama sem fazer mais nada. Agora pensa em juntar isso, com a falta de resultados rápidos (comuns em estudos para concurso) e ainda estar no meio de uma pandemia rodeada de notícias pesadas e que só dão incerteza para o futuro. Bom, o resultado é zero ânimo e concentração para estudar. A primeira coisa que faço quando com estou com qualquer problema é buscar no nosso querido amigo Google ideias de como mudar isso, porém, são sempre as mesmas dicas e não me ajudam muito.

Quais são essas dicas de sempre que eu falo? São: encontre o motivo do porque você estuda; faça planos de curto, médio e longo prazo; procure dormir bem e se alimentar bem; faça pausas pequenas nos estudos; crie o hábito de estudar; organize-se; livre das distrações e por aí vai…

Como eu disse, já fiz praticamente tudo isso e não estava ajudando então resolvi eu mesma buscar as minhas formas de sair desse desânimo mais rápido possível até porque eu não posso ficar desanimada a semana inteira e acumulando matérias para estudar, postagens pra escrever e todas as minhas outras obrigações, pois o acúmulo de tudo isso só vai me deixar mais estressada e piorar tudo.

Minha primeira dica é escreva sobre o que tá sentindo e tente investigar o porquê.

Uma das coisas que aprendi recentemente é que uma das melhores formas de você investigar seus sentimentos e as confusões de sua mente é colocando tudo para forma em um papel. O ato de escrever libera um pouco de toda a confusão dos pensamentos e é uma forma de organizar e liberar tudo isso. Escreva tudo que passa por sua mente, tente desvendar o que se passa e se esse desânimo tem algum motivo específico.  Observe se você pode mudar esse motivo ou simplesmente é algo que você tenha que aceitar e se adequar a situação. Por exemplo: bateu esse desânimo pois o concurso que eu estava estudando foi adiado e não se tem ideia de quando ele irá voltar. Dá para você diretamente mudar essa situação? Infelizmente não, mas tente pensar pelo lado positivo mais tempo para estudar.

Outro exemplo, percebi que estou desanimada pois estou me sentindo muito sozinha no meio dessa pandemia. Como você pode mudar isso sem quebrar o isolamento social (algo que devemos evitar ao máximo nesse momento)? Faça uma vídeo chamada com um amigo ou parente que você possa se abrir e falar sobre esse seu desânimo, muitas vezes só precisamos de um ombro amigo ou no caso ouvido amigo que te apoie e te ajude a ver a situação por outro lado. Deu para entender mais ou menos a ideia?

Para mim só o ato de escrever já começo a me sentir um pouco melhor, porque eu meio que analiso toda a situação “de fora”.

Ta Ana, eu fiz isso descobri que não tem um motivo específico. Então, foi exatamente o que aconteceu comigo eu simplesmente estava desanimada e não consegui descobri o bendito porquê.  

Vamos para dica número 2: Tire um dia para desancar e cuidar de você.

Spa, Mulher, Facial, Beleza, Salão De Beleza, Bem Estar

Estamos tão preocupados em ser produtivos ou estamos sempre ocupando nosso tempo com alguma coisa que simplesmente esquecemos de ter um tempo para descansar. Então já que os estudos não estão rendendo nada tire um dia para se mimar, leia um bom livro, veja um bom filme faça coisas que te dão prazer e você goste.  Se você resolveu tirar esse dia pra descansar então descanse, deixei todos os problemas e coisas que podem ser resolvidas em outro dia para outro dia.

Ana tirei o dia pra descansar, mas no dia seguinte queria continuar descansando… e agora?  Ahh querido leitor como eu entendo, infelizmente nessa vida de estudos não podemos descansar eternamente, temos que voltar a realidade dos estudos e é aí que entra…

Minha dica número 3:  monte uma playlist com músicas preferidas, aquelas que sempre te dá vontade de dançar

Coloque ela pra tocar e dance como se não houvesse amanhã kkkk, faça isso por uns 10 minutos, deixe toda a energia da música te contagiar. Eu já tinha essa playlist a um bom tempo, ela uma mistura muito louca de várias músicas, mas me ajudam a me animar.

Já se animou pelo menos um pouco? Então vamos para a dica…

Número 4: Comece

Não adianta muito ficar enrolando vamos ter que estudar de qualquer jeito. Então melhor começar logo. Para melhorar seu ânimo comece a estudar pela matéria que gosta ou tem mais afinidade. Mesmo que não seja a matéria que deveria estudar naquele dia estude ela, ela vai te dar mais ânimo para estudar as outras, vai te dar o pique para engatar nos estudos.

Você já começou a pôr a mão na massa ou no caso, nos livros ou material de estudo, mas não está tendo o rendimento dos sonhos. Normal, você não está no seu melhor dia e isso nos leva a dica…

Número 5: tenha autocompaixão

Mulher, Muito, Menina, Cabelo, Bela, Mulheres, Jovens

Temos muita dificuldade de tratar nós mesmos com gentileza que muitas vezes tratamos os outros. Sim, devemos nos cobrar e tentar fazer sempre o nosso melhor, mas tem dias como esse, que os estudos não vão render como nossos melhores dias. E está tudo bem, pois não adianta querer se matar de estudar e efetivamente não aprender nada. Temos que aceitar que demos o nosso melhor para esse dia e que faremos o nosso melhor nos próximos. Claro que temos que tentar cumprir nossas metas e planejamentos, mas tem dias que dá tudo errado e tá tudo bem. Se você percebe que isso é algo recorrente nos estudos talvez você não tenha encontrado um equilíbrio entre os estudos, suas obrigações e o mais importante momento de descanso um momento para você. Talvez seja a hora de revisar seus planejamentos e fazer melhorias nele. Sei muito bem que nada disso é fácil, digo por experiência própria, eu tenho muita dificuldade nisso. Eu sempre me cobro muito e tento atingir uma perfeição inexistente, mas como sei que sou assim tento ao máximo sempre melhorar nesse ponto.

E foi assim que eu terminei esse meu longo dia de estudos estudando apenas duas horas, mas muito mais animada do que a dois dias atrás (sim, querido leitor, estou a três dias nesse desânimo total). O que importa é que eu consegui estudar, vou ter menos matérias acumuladas e estou feliz e animada para fazer outras coisas, claro, sem esquecer de me dar pausas para descansar.

E antes de encerrar esse texto, uma dica bônus que me ajuda a não entrar no ciclo de desânimo é ficar  longe de tanta notícia ruim. Sim é importante sabermos o que está acontecendo além das paredes de nossa casa, mas lembre que tudo em excesso faz mal, ainda mais notícias cada dia mais tristes. Então tente filtrar um pouco toda essa informação, escolha apenas um momento para se atualizar das notícias e escolha quais notícias você realmente vai ver mais a fundo. A sua saúde mental é tão importante quanto tudo que está acontecendo no mundo.

E por aqui, encerramos essa postagem extra, meio simplesmente Ana e meio Vida de Concurseira. Espero que esse looongo texto te ajude, pois para mim ele foi a minha bóia salva-vidas de hoje.

E você, querido leitor, o que faz para se animar para os estudo?

Bjs e abraços,

Ana.

Estudante de concurso, formada em ecologia e que sempre vive no mundo dos livros

Deixe uma resposta