Organização

Dicas para ser mais produtivo

Olá galera, tudo bom?
Hoje a postagem é sobre organização e produtividade. São dois temas que adoro ficar lendo e pesquisando sobre. Então resolvi dar algumas dicas que aprendi sobre produtividade que estão sendo úteis no meu dia a dia .

Limpar a mente

Sabe quando sua mente está cheia de coisas, pensamentos e ideias? Isso distrai bastante, principalmente porque essas ideias, muitas vezes, vem nas horas mais erradas (quando você deita da dormir). Uma das melhores coisas é colocar tudo em um papel, assim a ideia não te atrapalha mais e não tem risco de vocês esquecer.

Planejar o dia na noite anterior

Planejar o próximo dia a noite adianta bastante o seu dia. Assim você já vai dormir com tudo que precisa ser feito no dia seguinte e dá até um animo para começar o dia. As vezes faço pela manhã logo depois de acordar, mas fazer a noite da até um animo para acordar mais cedo.

Faça uma lista de prioridade

Coloque em uma lista tudo que for prioridade. O que tem data e/ou hora especifica ou que precisa ser feito com uma certa urgência e coisas que realmente devem ser feitas. Essa lista deve ser sempre revisada para que assim você possa ver se não tem nada nela que é apenas perda de tempo.
Bônus: O que tiver data e hora para ser feita devem ser anotadas em agendas junto com compromissos. Assim menos risco de você fazer ela em cima da hora ou esquecer.

Se levar entre 2 a 5 minutos faça logo

Se alguma coisa da sua lista de afazeres você ver que vai levar uns 5 min ou menos faça logo. Adiar para fazer depois só vai enrolar mais a sua lista de afazeres. Não precisa ser exatamente esse tempo, você pode definir qual será esse tempo de fazer de modo rápido.

Criar metas semanais

Outra coisa que gosto muito de fazer e criar metas para semana. No domingo ou na segunda separo o que quero fazer naquela semana. Alguma etapa de algum projeto pessoal ou alguma tarefa que sei que vai ser possível fazer na semana.

Planejar a semana

Ligando a dica anterior, junto com as metas da semana gosto de planejar a semana. Não planejo cada tarefa de cada dia. Eu apenas vejo quais compromissos da semana ou qual tarefa tem data naquela semana. Isso é muito bom para ver o que precisa ser feito na semana e se tem algo que precisa ser feito com antecedência, como por exemplo uma postagem do blog ou algum trabalho.

Fazer uma rotina matinal

Já falei sobre isso aqui no blog. De forma resumida é acordar uma hora mais cedo e assim fazer algumas cosias que você nunca tem tempo para fazer e ao mesmo tempo começa o dia com mais calma. Se quiser saber mais sobre isso é só clicar aqui.

Não deixe para depois

Isso é uma das coisas que mais acaba atrapalhando a produtividade. Deixar para fazer depois só vai acumulando mais tarefas e mais tarefas. Uma hora você vai ter que parar e fazer isso.
Uma ideia para fugir desse pensamento é pensar nas coisas que você pode fazer, no tempo que vai ganhar se não deixar para fazer depois. Porque muitas vezes deixamos para fazer depois por preguiça, desânimo ou por ser algo mais difícil e para piorar enrolamos para fazer e acabamos só procrastinando.
Outra ideia quando estou com muita preguiça para fazer alguma coisa que tem que ser feita é pensar em uma recompensa para depois de cumprir a tarefa. Seja comer algum doce, ver um vídeo ou fazer algo que eu goste.

Essas são algumas das dicas que eu mais uso. Gostaram? Querem que eu traga mais dicas ou mais coisas sobre organização? Deixem nos comentários.

Bjs e abraços,
Ana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.