Vida de Concurseira

Motivação para estudar

Olá, galera, tudo bom?

Uma das coisas que mais faz persistimos nos estudos é a motivação. Ela que vai nos dar força muitas vezes para encarar um dia inteiro de estudos ou não desanimar de continuar estudando depois de muito tempo sem resultado imediato. Ninguém é imune a isso, todos passam por momentos em que o desânimo bate com força. Pensando nisso resolvi trazer algumas dicas para ajudar na hora de motivar os estudos:

Defina seus objetivos:

Female, Diary, Journal, Write, Beautiful, Inspire

Não importa se seja para estudar para concurso, faculdade ou escola. Você tem que ter objetivos definidos. Para assim saber o que você deseja alcançar, naquele dia, semana ou mês. Tenha objetivos claros e possíveis, assim ficará mais fácil de atingir. Uma boa maneira de definir os objetivos para eles não ficarem muito grandes ou impossíveis é dividir em pequenas tarefas.

 Por exemplo: Meu objetivo: Aprender determinada matéria de Direito Constitucional. Para isso tenho que definir em quanto tempo quero fazer isso: uma semana. Dividindo isso em atividade menores: i) Assistir vídeo-aulas sobre a matéria; ii) ler pdf ou livro sobre a matéria; ii) resumir a matéria; iv) fazer questões. 

Acreditar:

Escalada, Corda, Rapel, Parede, Pedra, Extremo, Esporte

Para você conquistar algo na vida, você precisa pelo menos acreditar que você consegue, que você é capaz e que o que você planeja é possível. Só você pode fazer isso por você, então precisa acreditar que todo o esforço que está fazendo vai ser para o resultado que você tanto deseja. No meu caso ser aprovada e chamada em um concurso. 

Foco: 

Jovem, Mulher, Menina, Senhora, Feminino, Trabalho

Não adianta muito você definir seus objetivos, acreditar que consegue, mas não manter o foco. O mundo está cheio de distrações que dão um prazer muito mais rápido que o estudo, então aprenda a focar nos estudos, e depois que você cumprir o objetivo do dia você se dá como recompensa um descanso, seja um tempo nas redes sociais, vendo aquela série novinha da netflix ou ler alguns capítulos de um livro. 

Não escute a opinião dos outros:

Silêncio, Falar, Liberdade De Expressão, Mulher, Menina

Isso serve para tudo na vida, mas também não é para você não ligar para o que os outros tem a dizer. Apenas não escutar as coisas pessimistas e conselhos ruins que as pessoas dão, por exemplo, o que mais escuta-se quando está estudando para concurso é: “nossa passar em um concurso é muito difícil”, “esse concurso que você está estudando nunca vai sair”, “Você não vai conseguir passar”. Essas típicas frases a gente bloqueia da nossa vida, porque geralmente quem fala essas frases são pessoas que queriam estar fazendo o mesmo que você, mas são tão acomodadas e presas na zona de conforto delas que não querem ver você saindo disso. 

Uma história real, quando eu estava por volta da escola classe, 1ª a 4ª série ( atualmente 1º ao 5º ano) minha professoras diziam para minha mãe que eu nunca chegaria muito longe, que por conta das minhas dificuldade de aprendizagem ( troca de fonemas, dificuldade em me concentrar e de organização) eu mal terminaria o ensino médio. Minha mãe como pedagoga nunca deu ouvidos a essa professora e me ensinou a nunca dar ouvidos a isso, mas sim a me dedicar e continuar sempre tentando melhorar. Hoje não apenas terminei o ensino médio, como me formei em uma faculdade e estou escrevendo um blog. 

Então se você acredita que vai conseguir algo, desistir não é uma opção.

Se orgulhar

Pessoa no topo da montanha Foto gratuita

Todo os dias se orgulhe do que conseguiu fazer, as vezes não deu para você cumprir o objetivo daquele dia por conta de um problema que apareceu, mas se orgulhe do que tiver conseguido fazer. Pois a cada dia você está chegando mais perto do seu objetivo. 

Sonhe e aja

Mulher de negócios nova contemplada com papel branco; óculos e tablet digital na mesa de madeira Foto gratuita

Dei esse nome a essa dica porque a melhor maneira de se motivar a correr atrás de algo é sonhar com o resultado final. Seja passar numa matéria, da faculdade, da escola ou passar em um concurso, ou até sonhar mais além, recebendo o diploma no fim do curso, a viagem que vai poder fazer. Não importa qual seja o sonho, mais tem que ser algo que realmente te anime todos os dias para ter forças de continuar estudando. Eu gosto de escrever esse sonho, ou resultado final no meu BuJo assim posso está sempre me lembrando porque estou todo dia estudando. 

Depois de sonhar e imaginar como vai ser bom está na hora de AGIR. Não amanhã, ou assim que tiver tempo, você tem que agir agora. Pois, quanto mais tempo você ficar enrolando, adiando, procrastinando mais longe você está de alcançar aquele sonho que você estava pensando a pouco. 

Então, animados para estudar? Querem mais dicas? Ou tem alguma dica que usem para se motivar? Deixem nos comentários.

Bjs e abraços,

Ana. 

Estudante de concurso, formada em ecologia e que sempre vive no mundo dos livros

Deixe uma resposta