Organização

Um pouco sobre o Bullet Journal

Olá, galera, tudo bom?

Acho que a maioria das pessoas já ouviram falar do Bullet Journal, se sim ou não vou falar um pouco sobre ele e como conheci. 

Bullet Journal é um sistema de organização criada por Ryder Carroll que como ele mesmo diz: “rastrear o passado, organizar o presente e se preparar para o futuro”.  No BuJo (abreviação de Bullet Journal) você organiza e registra tudo do seu dia-a-dia em um único lugar. 

É um método bem simples, onde você só irá precisar de um caderno e uma caneta. O Bullet tem algumas divisões básicas: 

·         Índice: Primeira página do seu BuJo onde você irá colocar o que está em cada página, ou seja a cada página importante que preencher você numera e coloca no seu índice. Assim ficara mais fácil de achar o que quer, principalmente quando você for olhar no futuro. Deixar quantas páginas achar que vai ser necessário. 

Bullet Journal Index

·         Legenda: Vem logo após o índice, onde você vai identificar cada um dos símbolos que você vai usar. Pode criar qualquer símbolo, os símbolos do próprio sistema são:

Bullet Journal Task States

Além desses tem o simbolo de eventos que é um pequeno circulo:

Bullet Journal Events

O simbolo para anotações:

Bullet Journal Notes

E os de prioridades “*” e de inspiração “!”.

·         Log do futuro: “Log” é cada seção do sistema. Nesse item irá coloca todos os afazeres, compromissos e metas dos meses futuros. São as páginas logo após o índice. Como as partes anteriores você pode fazer como quiser, a sugestão é separar duas folhas e dividir cada uma em três partes e nelas colocar os próximos 6 meses. 

Bullet Journal Future Log

·         Log mensal: No início de cada mês você irá colocar todos os dias do mês um abaixo do outro e na frente irá escrever todos os compromissos com data específica que você vai ter no mês. Na página paralela a ela para anotar mais detalhes do que vai precisar no mês.

The Bullet Journal Monthly Log

·         Log diário: Aqui onde iremos começar a colocar os dias. Cada um faz do jeito que quer colocar um dia e vai escrevendo sobre o dia a dia, tarefas e tal. Ou pode fazer toda a semana de uma vez, ou de dois em dois dias. Vai de acordo com sua imaginação. 

Bullet Journal Daily Log

·         Outras páginas: Entre os logs diários você pode ir colocando outras páginas, tudo que que passar pela sua cabeça, por exemplo lista de livros lidos naquele mês, ou uma lista de compras e por aí vai. Para ficar mais organizado e você se encontrar é só colocar no índice. 

Eu amei a ideia desde a primeira vez que vi, mas fui adaptando ao meu gosto. Para não entrar em desespero a ideia é ir fazendo de maneira simples e depois que pegar a pratica vai decorando. Sem esquecer que a ideia não é que ele se transforme em um livro de arte, mas te ajude a se organizar, planejar e ter um caderno com todas suas ideias e compromissos. 

Eu mesma me perdi um pouco no método. Tanto que foi relendo sobre o assunto para voltar a me organizar que resolvi trazer o assunto para vocês. Eu estou me adaptando ao meu planner em vez de um caderno comum. 

Eu conheci ele através do site Vida Organizada, e a partir de lá fui sempre buscando sobre o assunto, conheci muito quando li o livro “Diário em tópicos” da Rachel Wilkerson Miller. Também tem o livro que o próprio criador escreveu sobre o método o “O método Bullet Journal”. Ainda não li esse livro, mas já estou louca para começar ler ele. Assim que der falo sobre o livro para vocês. 

Vou reorganizar meu bullet e trago uma outra postagem mostrando para vocês e falando mais sobre o livro “Diário em tópicos”. 

Já conheciam esse método? O que acharam? Querem saber mais sobre o BuJo ou sobre organização? Deixem nos comentários. 

Bjs e abraços,

Ana.    

Imagens:
https://bulletjournal.com/pages/learn

Estudante de concurso, formada em ecologia e que sempre vive no mundo dos livros

Deixe uma resposta