Organização

Dicas para organização dos livros

Não consigo me lembrar da minha vida sem um livro, e a cada vez, eu quero mais livros. Contudo, cada vez mais por conta do espaço e praticidade ando comprando menos livros físicos e mais eBooks. Apesar de estar bem desapegada, tem livros que não resisto e compro ele de forma física. Dou prioridades para livros que eu sei que vou ler mais de uma vez, ou que de alguma forma me agradam, seja pela capa bonita ou por apego emocional. Como continuo mantendo os livros na minha “biblioteca” pessoal, preciso regularmente limpar e arruma-los. Pensando nisso, na postagem de organização de hoje juntei minhas duas paixões em uma postagem só.

Primeiramente

Como qualquer organização a primeira coisa a se fazer é tirar todos os livros da estante ou prateleiras e tirar o pó deles, sem usar nenhum tipo de produto. Enquanto fizer isso aproveite para folhear os livros, ver se não tem nada perdido dentro deles estragando as páginas e também é uma ótima hora para desapegar daqueles livros que não fazem mais sentido ter na sua estante. Lembre-se também de limpar a estante ou prateleira.

Dicas de armazenamento

Feito uma curadoria do que deve ficar, ser doado ou mesmo vendido, é hora de decidir como guardá-los. Existem várias maneiras de organizar os livros, mas antes é bom ficar atento algumas dicas armazenamento para manter o bom estado do livro.

  1. Sempre que possível, armazene os livros em pé. Se não tiver como evite fazer pilhas muito altas, e coloque livros do mesmo tamanho ou ainda fazendo uma pirâmide, livros maiores embaixo e menores em cima.
  2. Deixe os livros com um pequeno espaço entre eles e não encoste no fundo da estante ou da parede. Isso ajudar a circular ar entre os livros deixando que eles respirem. Além disso, evita que mofo chegue nos livros. Infelizmente perdi um livro da Julia Quinn porque não vi que ele estava encostado na parede e acabou pegando umidade da parede.
  3. Evite expô-los ao sol. Se não for possível pelo menos cubra nos horários de sol mais intenso.

Maneiras de organizar

Seguindo essas dicas vamos a algumas maneiras de guardar nosso precioso.

Por cores

Amo separar eles por cores desde o ano passado. Fica tão harmonizado visualmente e de quebra vira um ótimo fundo para fotos e vídeos. Atualmente, os livros da minha estante principal são separados por cores, começando do branco, passando por todas as cores, até chegar no preto. Também da para separar alguns livros por cor e colocar em um ambiente, por exemplo, livros de tons azul e colocar na sala. Os livros acabam virando parte da decoração.

A maior desvantagem desse método é que não fica tão funcional. Se você não conhece a cor do livro fica mais difícil achar ele quando está querendo ler. Aqui entra a vantagem das editoras que fazem coleção das mesma cores e tons. Assim, eu deixo logo essas séries juntas facilitando na busca por eles.

Por gênero

Bem estilo biblioteca e livraria, a maneira mais funcional e clássica de arrumar livros. Para leitores de diferentes gêneros facilita muito a vida. Quando bater a vontade de ler um romance sabe exatamente onde procurar, ou talvez um livro de receitas para fazer aquele prato especial.

Confesso que nunca consegui separar muito bem meus livros por gênero, acabavam sempre misturados, com o decorrer do tempo.

Por autor

Seguindo a mesma lógica anterior, de manter os livros organizados de maneira mais lógica, é separar pelos autores. Sempre temos aqueles autores favoritos que queremos ter tudo dele em nossa estante, se tivesse até a lista de compras para vender nós compraríamos. Assim é uma ótima maneira de organizar e sempre buscar o livro para ler e reler.

Fiquei muitos anos separando livros por autor e amava, pois, para mim era o mais lógico e prático. Ainda mais que muitas autoras acabavam variando do gênero, fantasia para romance, de romance para romance de época.

Por lidos e não lidos

Ta aí um que eu nunca testei, mas fiquei bem tentada para ver se desencalho alguns livros da minha estante. Separar uma prateleira com os livros que vou ler ou que são minha TBR, me parece uma boa maneira de organizar as leituras e incentivar o hábito de ler livros não lidos.

Talvez minha próxima organização seja desse estilo, claro, se eu conseguir desapegar da organização por cores.

Por coleção

Para não ficar confuso, quando digo coleção quero dizer, livros da mesma série ou do mesmo mundo literário. Sabe aquela série que somos completamente apaixonados, que além de livros temos todos os tipos de enfeites e itens dele? Então, porque não colocá-los todos juntos em uma prateleira e fazer uma exposição dessa coleção?

Fiz isso com minha coleção de Harry Potter, e simplesmente amei deixar ela exposta de forma que possa ficar boba olhando-lhes e lembrando de todo o mundo que eles me deram.

Por estética

Por fim, algo parecido com a organização por cores, o livros são organizados para fazer algo visualmente bonito ou que te agrade ao olhar. Para isso você pode pegar as capas que acha mais bonitas para expor ou buscar livros que fiquem bonitos expostos e intercalar alguns itens de decoração.

Fiz isso com uma das minhas prateleiras, onde separei os mangás do marido e os action figures dele. Eu amo o jeito que ficou, e ainda dá aquele ar geek.

E você, querido leitor e querida leitora, como organizam a sua estante?

Bjs e abraços,

Ana

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.